Skip to content

Vivian Torres

Categorias

Planejamento de casamento: quando começar e como fazer?

Quando o assunto é casamento existem inúmeras dúvidas e incertezas que acercam os noivos. Mas a primeira e principal delas é referente ao planejamento de casamento. Afinal das contas, eles acabaram de tomar a decisão mais importante da vida que é a de se casarem, mas e aí? O que fazer? Quando fazer? Como fazer?

Todas essas dúvidas são bastante comuns tendo em vista que é algo novo e eles estão cheio de expectativas e desejo de que tudo ocorra bem. Mas olha, já te digo, se você é uma recém noivinha e está passando por essa situação, fique calma! Tudo acontecerá da melhor maneira possível e será mágico, te garanto!

Para te ajudar no seu planejamento de casamento e garantir que você consiga curtir tudinho, desde os primeiros preparativos, eu separei algumas dicas essenciais. Confira abaixo:

Decidi me casar! E agora? Como e quando começar o meu planejamento de casamento?

O casamento é um evento que exige bastante cuidado e dedicação durante o seu planejamento tendo em vista que é um evento que envolve muitos detalhes que precisam ser decididos. Por isso, o indicado é que você comece a se planejar com, no mínimo, um ano de antecedência.

Mas… O que devo fazer primeiro? Confira abaixo o passo a passo do que deve ser feito mês a mês.

Planejamento de casamento: um ano antes

1º passo – Comunique as famílias

Antes de começar a planejar de fato o casamento é essencial que vocês decidam como vocês irão comunicar a família sobre essa decisão. Vocês farão uma festa de noivado? Ou preferirão apenas comunicá-los que irão se casar? Está aí a primeira decisão a ser tomada e a primeira providência que devem tomar.

2º passo – Defina o orçamento

Orçamento para casamento
Definir o orçamento é uma das primeiras etapas do planejamento de casamento. | Foto referência Pinterest.

Depois de comunicar as famílias é hora de definir qual é o orçamento que vocês terão para investir na realização do casamento. Quanto vocês pretendem gastar? As famílias irão contribuir com alguma quantia?

Outra dica importante do planejamento de casamento é abrir uma poupança conjunta para depositar o dinheiro destinado para essa finalidade. Dessa forma você evita que os gastos extrapolem o valor estipulado ou que você gaste seu dinheiro pessoal com despesas do casamento.

3º passo – Defina a data

O terceiro passo do planejamento de casamento é a escolha da data. Caso vocês forem optar pelo casamento religioso na igreja, lembrem-se de checar se há disponibilidade na igreja de preferência de vocês.

Ah, e atenção: caso seja um desejo se casar em maio (mês em que é considerado o mês das noivas) é interessante que olhe com uma antecedência ainda maior devido a alta procura nos finais de semana deste mês.

4º passo – Defina o número de convidados

Com a data definida, é hora de definir o número de convidados. Considere fazer uma pré-lista de convidados para chegar em um número aproximado de pessoas. Não se esqueça que nesse momento a opinião da família é muito importante, afinal das contas sempre há aquele familiar ou amigo da família que seu pai ou sua mãe gostaria muito de convidar.

Uma observação interessante é que caso o número de convidados seja incompatível com seu orçamento será necessário fazer uma adequação no seu planejamento de casamento (aumentar o orçamento ou reduzir o número de convidados).

5º passo – Considere a ajuda de um profissional

Para te ajudar a tornar o seu planejamento de casamento mais fácil você pode optar pelo auxílio de uma assessora. Ela irá te ajudar a encontrar os melhores profissionais além de te orientar durante todo o processo. Para encontrar uma boa profissional você pode buscar referências e pedir indicações.

6º passo – Escolha o espaço para festas

Agora que você já tem data e já definiu a quantidade de convidados, o próximo passo do seu planejamento de casamento é olhar o local para realizar sua recepção. Lembre-se que caso sua cerimônia seja no mesmo local é importante certificar-se de que o espaço comporta a cerimônia e a festa. Caso sua cerimônia seja na igreja, não deixe de confirmar a data na igreja antes de fechar com o salão para não correr o risco de incompatibilidade de datas.

Se você fechou com a assessoria você poderá contar com o auxílio dela para a indicação dos melhores locais para a festa na sua cidade para garantir que você está lidando com bons fornecedores.

7º passo – Escolha o buffet

escolha o buffet para seu casamento
A escolha do buffet é uma das etapas mais importantes do planejamento de casamento. | Foto referência Pinterest.

Escolher o buffet é um ponto importantíssimo do seu planejamento de casamento uma vez que você deverá escolher um cardápio que irá agradar o paladar não só dos noivos como também dos seus convidados e combinar com o horário da festa.

Busque referências sobre os fornecedores e é claro: faça uma degustação para se deliciar com as opções, definir o menu e fechar os últimos detalhes.

8º passo – Escolha o bolo e doces

Assim como o buffet a escolha do bolo e doces merece atenção especial uma vez que irá compor a mesa principal da cerimônia e deve ser, além de gostoso, muito bem apresentados. Há buffets que oferecem esse serviço, mas têm aqueles que não oferecem fazendo com que você precise buscar um outro fornecedor.

Enfim, seja lá qual for o seu caso (com o mesmo buffet ou não) busque referências de modelo na internet para encontrar algum que te agrada e é claro, faça também a degustação para definição dos sabores de sua preferência.

9º passo – Escolha a decoração, música, foto e filme

Esses são outros fornecedores que não devem ser esquecidos no seu planejamento de casamento e devem ser fechados com o máximo de antecedência, tendo em vista que os melhores fornecedores sempre estão com a agenda cheia. Outra vantagem de fechar contratos cedo é que você poderá ficar despreocupada para curtir os próximos meses sem muita pressão.

Portanto, busque referências de bons profissionais e peça também para sua assessora as indicações para solicitar os orçamentos e fechar os contratos o quanto antes.

Planejamento de casamento: seis meses antes

1º passo – Convide os padrinhos, damas e pajens

Convite para padrinhos
Considere presentear os seus padrinhos na hora de convidá-los. | Foto referência Pinterest.

Nessa etapa do planejamento do casamento você já precisa ter escolhido quais são os casais que serão os seus padrinhos de casamento e se haverão damas e pajens. Depois de tomada essa decisão, providencie algum mimo para fazer este convite. Bombons e espumantes sempre são uma boa pedida.

Quanto às damas e pajens crianças, lembre-se de conversar com os pais para alinhar quanto às orientações e os trajes solicitados.

2º passo – Escolha o vestido da noiva e o traje do noivo

Chegou a hora de escolher o seu vestido de noiva! Pesquise qual é o seu estilo ideal e vá em busca de ateliês para experimentar alguns modelitos. Nessa hora é importante não ter pressa e ter muita cautela para encontrar o modelo que você realmente vai se sentir maravilhosa, afinal, você será a princesa da noite!

Depois de escolher o look, vá atrás dos acessórios que irão ornar melhor com o modelo. Sapatos, véu, coroa ou tiara, brincos, colar… Enfim, tudo que você tem direito para brilhar!

O seu noivo também precisará ir em busca do traje. O ideal é que ele também se programe com certa antecedência para evitar algum imprevisto próximo a data do casamento.

3º passo – Escolha o salão para o dia da noiva

Para que você se arrume e se sinta mais linda ainda no seu dia mais feliz existem vários salões que prestam o serviço de dia da noiva com vários pacotes para atender os mais variados estilos e com vários preços.

Por isso, nessa etapa do planejamento de casamento é válido fazer uma grande pesquisa desses salões para encontrar aquele que irá te atender melhor. Marque um dia para fazer uma produção de teste e garantir que é realmente aquilo que você deseja e feche com o fornecedor que mais te agradar.

4º passo – Decida a lua de mel

Chegou a hora de pensar na lua de mel! E aí, vocês já sabem para onde vão? Consultem agências de viagem e reservem as suas passagens para a sua viagem. Caso vocês não forem viajar no mesmo dia do casamento considere pegar uma noite em um hotel para a noite de núpcias.

5º passo – Agende o casamento civil

Engana quem pensa que o planejamento de casamento engloba apenas a cerimônia religiosa e a festa. É importante que você se planeje com antecedência também para o casamento civil. Separe todos os documentos e vá até um cartório para dar entrada no processo do casamento civil.

A antecedência é importante pois, caso você tenha algum imprevisto ou falte algum documento, você terá tempo hábil para providenciar até o casamento.

Planejamento de casamento: três meses antes

1º passo – Escolha o buquê

escolha o buquê da noiva
A escolha do buquê da noiva é uma das etapas do planejamento de casamento. | Foto referência Pinterest.

Depois de ter escolhido o vestido, penteado, maquiagem e acessórios, é hora de escolher o seu modelo de buquê! Pesquise fotos de referências que tenham a ver com seu estilo e leve-as para trocar uma ideia com um profissional até chegar em um consenso do seu buquê ideal.

2º passo – Escolha o carro da noiva

E aí, é seu sonho chegar na cerimônia em um carro luxuoso? Então essa é a hora do planejamento de casamento de definir isso. Vá atrás de empresas que prestam esse serviço e contrate-os.

3º passo – Faça a lista de presentes

A lista de presentes é uma parte importante do planejamento de casamento que precisa ser feita com tempo e cuidado. Escolha as lojas que vocês queiram fazer listas de casamento e lembre-se de colocar produtos de preços variados para atender todos os seus convidados.

4º passo – Faça o pré-wedding

É comum que os noivos façam um ensaio com foto e filme antes do casamento conhecido como “pré-wedding”. Essas fotos são utilizadas para divulgação do save the date, para serem exibidas durante o casamento ou até no convite.

Caso você for fazer esse ensaio, marque com o cinegrafista e fotógrafo com aproximadamente 3 meses de antecedência e é claro: não se esqueça de providenciar os looks e a produção para o dia.

5º passo – Faça e distribua os convites

Essa é mais uma etapa importantíssima do planejamento de casamento. É hora de fazer a lista definitiva de convidados. Após isso, defina sobre o convite e feche com uma gráfica especializada.

Lembre-se que é importante que os convites estejam prontos com antecedência para que vocês consigam distribuí-los com pelo menos 2 meses de antecedência.

6º passo – Comece a ensaiar a dança

valsa dos noivos
Ensaio da dança requer tempo e dedicação. | Foto referência Pinterest.

Vocês farão uma dança especial durante a festa? Se sim, essa é a hora de contratar um serviço especializado para criar a coreografia e ensaiar. Já vai se acostumando com a ideia de que os ensaios costumam ser muitos para que a dança saia perfeita e que para isso é importante que vocês disponham de um horário semanal para esses encontros.

Planejamento de casamento: um mês antes

1º passo – Confirme todos os serviços

Esse é o tempo ideal para confirmar todos os serviços contratados para garantir que está tudo ok. Caso você tenha contratado uma assessora, conte com o auxílio dela para este momento e fique mais tranquila.

2º passo – Faça o chá de panela e chá de lingerie

Caso você vá realizar chá de panela e chá de lingerie faça com aproximadamente um mês de antecedência. Lembre-se que para esses encontros a lista deve ser mais intimista convidando apenas os familiares e amigos mais próximos.

 Planejamento de casamento: uma semana antes

1ª passo – Faça a última prova dos trajes

Esse é o tempo perfeito do planejamento de casamento para providenciar a última prova dos trajes. Lembre-se que essa deve ser a mais detalhista para garantir que tudo está nos conformes e do jeitinho que você planejou.

A prova do traje do noivo também deve ser levada em consideração e feita com essa antecedência para evitar qualquer transtorno.

2º passo – Faça o ensaio na igreja

Está chegando a hora! E aí, preparados? Caso vocês forem se casar na igreja marque um horário para fazer o ensaio da cerimônia. Levar os pais dos noivos e as crianças é muito importante para garantir que sairá tudo nos conformes na hora, principalmente se as crianças forem pequenininhas. Nesse caso lembre-se de explicar direitinho como irá funcionar para que elas não se confundam na hora do grande dia.

Planejamento de casamento: três dias antes

1º passo – Faça as malas para a lua de mel

organizando a mala para lua de mel
Arrume a mala da lua de mel com antecedência e evite imprevistos. | Foto referência Pinterest.

Os seus próximos dias serão bastante corridos e por isso é muito importante que você se planeje com antecedência. Portanto, inclua no planejamento de casamento a organização da sua mala para a noite de núpcias e para a lua de mel com, no mínimo, 3 dias de antecedência.

Planejamento de casamento: um dia antes

1º passo – Cuide dos últimos detalhes para o seu grande dia

Nesse momento do planejamento de casamento é essencial que deixe tudo organizado e separado, como: trajes, acessórios e sapatos para não precisar procurar depois.

E, além disso, tente descansar bastante e se alimentar bem ao decorrer do dia e, se possível, durmam cedo! De aí em diante, deixe todo o resto do trabalho para o cerimonial e para os prestadores de serviço que vocês escolheram. É hora de curtir.

Planejamento de casamento: no dia do casamento

chegou o grande dia
Chegou o grande dia! É hora de relaxar e curtir o momento. Será mágico! 😉 | Foto referência Pinterest.

Chegou o grande dia! É muito importante que vocês se programem para estarem no local do dia da noiva e do noivo no horário certo. Fora isso, alimente bem e relaxe! Tudo estará em boas mãos e o momento será mágico, confie.

Ah, e é importante você ter em mente que pequenos imprevistos ou falhas podem acontecer, mas isso não pode tirar sua paz. Portanto, caso algo não saía exatamente como planejou, não se preocupe. Relaxe e aproveite o seu dia!

Espero que as minhas dicas te ajudem durante o seu planejamento de casamento. Caso você tenha ficado com alguma dúvida a respeito do assunto, não deixe de comentar aqui no post para que eu possa esclarecê-la.

Ah, e caso você seja de SP e esteja em busca de um fornecedor para música de cerimônia de casamento, não deixe de conhecer o meu trabalho. Será um prazer fazer parte do seu dia mais feliz!

Te espero por aqui no nosso próximo post.

Um abraço,

Vivian Torres

Trilha sonora para casamento
Flor em aquarela
Open chat