Skip to content

Vivian Torres

Categorias

Músicas para cerimônia de casamento: como escolher?

Quando o assunto é músicas para cerimônia de casamento, os noivos costumam ficar bastante indecisos. Afinal das contas, existem inúmeras músicas incríveis por aí e não é tarefa fácil escolher apenas algumas para a cerimônia de casamento. Pensando nisso, hoje trouxe algumas dicas que irão te ajudar na decisão. Vem comigo!

Saiba como escolher as melhores músicas para cerimônia de casamento

Definir as músicas para seu casamento exige tempo e dedicação.

O primeiro passo é entender que a música exerce um papel importantíssimo na cerimônia. Será a partir da sua escolha musical que a cerimônia terá um clima ou outro, portanto, tomar uma decisão acertada é indispensável para criar um clima romântico, suave e sofisticado.

Para entender melhor, imagine um filme. Você conseguiria sentir as mesmas sensações durante um filme de terror não tivesse uma música de suspense nos momentos mais aterrorizantes? Não, né? Pois bem… A trilha musical realmente é essencial para gerar o clima ideal.

Portanto, atente-se durante a escolha das músicas para cerimônia de casamento e tenha a garantia de um clima gostoso no seu dia mais que especial.

Defina a quantidade de músicas para cerimônia de casamento

musica cerimonia
Saber a quantidade de músicas é essencial para escolher o repertório da cerimônia.

Antes decidir quais serão as músicas é importante definir a quantidade de músicas. E isso vai depender do roteiro da sua celebração: vai ser um casamento na igreja católica? Vai ser celebrado por amigos ou por um celebrante? Enfim, leve em consideração essas questões para ter em mente quais serão as músicas que precisará definir.

Depois que souber a quantidade das músicas e o estilo de celebração fica muito mais fácil de definir o estilo das músicas para cerimônia de casamento. Então vai por mim: segura a sua ansiedade e organize-se!

Analise o perfil da sua cerimônia de casamento

perfil cerimonia casamento
Definir o perfil da cerimônia e dos noivos ajuda na escolha das músicas.

Um fator que vai interferir bastante na escolha das músicas é o perfil da sua cerimônia e até o gosto pessoal do casal. Têm cerimônias que são mais descontraídas e que as músicas devem seguir esse clima, enquanto outras cerimônias são mais tradicionais e as músicas precisam acompanhá-la, como por exemplo na escolha de instrumentos mais sofisticados e clássicos para a formação musical.

Há quem sugira músicas mais calmas e tranquilas para os primeiros momentos da cerimônia para deixar que a entrada da noiva seja o momento de maior impacto, caso seja essa impressão que ela queira passar. Enquanto a música da saída dos noivos seja algo mais alegre, leve e descontraída. Já para a hora dos votos, o ideal é que seja uma música apenas instrumental para não atrapalhar a fala dos noivos.

Comece sua lista de músicas para cerimônia de casamento com antecedência

Ainda que o seu casamento esteja longe é importante que você já comece a pensar quais são as músicas que marcaram o seu relacionamento e que você deseja que estejam na sua cerimônia de casamento. Faça isso em uma planilha, em um caderno, no bloco de notas do seu celular ou até em uma playlist no Spotify. Faça da maneira que preferir, mas não deixe de ir separando as músicas que vocês gostam aos pouquinhos, na medida que for lembrando.

É claro que na hora da escolha final você irá garimpar a lista para escolher as músicas para cerimônia de casamento finalistas, mas ter as opções separadas já é uma mão na roda para fazer escolhas assertivas. Afinal, se você deixa para escolher a música em cima da hora, dificilmente você irá acertar na escolha. Afinal, existem milhões de canções no mundo e a gente não consegue lembrar das melhores de uma hora para outra.

Portanto, durante esse período sempre que você for a um casamento lembre-se de prestar atenção na trilha sonora. Assistiu a um filme romântico? Preste atenção nas músicas. E assim, de pouco em pouco, crie uma playlist especial para vocês!

Tome cuidado com as músicas da moda

Música para casar
Escolha as músicas baseadas no seu gosto pessoal e pelas músicas que marcaram o relacionamento.

Sempre tem aquela música da moda, que toca toda hora no rádio ou que está em TO-DOS os casamentos. Então é importante que você não caia na onda e escolha a música pelo simples fato dela estar em alta. Se ela fizer sentido para o casal, tudo bem. Mas, se for só para entrar na moda, essa não é uma boa opção.

Tente colocar músicas que realmente represente vocês dois mesmo que ela esteja ultrapassada para garantir que mesmo após alguns anos quando for rever o vídeo do seu casamento você não irá arrepender das suas escolhas musicais e não irá ficar se questionando porque determinadas músicas estão ali.

Procure bons profissionais de músicas para cerimônia de casamento

Música para cerimônia de casamento
Escolher bons profissionais é essencial para ter um clima agradável na sua cerimônia de casamento. | Vivian Torres – Cantora de Casamentos.

Me diz uma coisa… Do que adianta ter uma playlist incrível se você não tiver bons profissionais para executá-la? A qualidade do som e os músicos precisam ser bons para garantir um clima perfeito para a sua cerimônia. Portanto, na hora de escolher os seus profissionais não hesite em fazer uma boa pesquisa para garantir que está fazendo a escolha certa.

Depois que selecionar as melhores opções, procure referências a respeito do serviço prestado e peça um orçamento para a data do seu casamento.

Caso você seja de São Paulo ou região, não deixe de conhecer o meu trabalho. Com muita expertise no ramo, várias formações musicais e um repertório personalizado, vou adorar fazer parte do seu dia mais feliz e levar um clima leve, sofisticado e romântico para sua cerimônia de casamento.

Analise a letra da música

letra musica
Analisar a letra da música é ideal para quem escolheu canções estrangeiras.

Se porventura alguma música que você gostar for em inglês ou em alguma outra língua não se esqueça de pesquisar a tradução da mesma para ver do que se trata a letra.

Há quem escolha a música pela melodia e não irá se importar caso a letra não seja relacionada a amor, mas, se você não curtir a sua tradução e quiser escolher outra, a hora é essa! Afinal, de nada adianta descobrir que a tradução não fala nada do que você imaginava depois que estiver relembrando do seu casamento, não é mesmo?

Bom, espero que você tenha gostado das dicas que separei para você e que te ajude a definir as músicas para cerimônia de casamento. Lembrando que é apenas alguns toques e que não há nenhuma regra definitiva, ok? Tudo pode ser negociado e o mais importante é que a cerimônia represente a essência do casal.

Se tiver ficado com alguma dúvida a respeito do assunto não deixe de comentar aqui para que eu possa esclarecê-la. E te espero por aqui em nosso próximo post para mais dicas desse mundo mágico.

Um abraço,

Vivian Torres

Trilha sonora para casamento
Flor em aquarela
Open chat