O Mini Wedding, que traduzido significa “casamento pequeno” é uma festa com capacidade reduzida de convidados, reunindo apenas os parentes e amigos mais próximos dos noivos e que geralmente ocorre em espaços ao ar livre e cercados pela natureza, proporcionando a todos uma sensação de aconchego e proximidade.

Por se tratar de algo mais intimista e, em muitos dos casos, com custo reduzido, o Mini Wedding tem sido cada vez mais uma excelente opção para os noivos. Mas não se engane: embora seja pequeno, esse estilo de casamento demanda uma boa organização para que tudo saia nos conformes.

Pensando nisso, resolvi criar um passo a passo para que você saiba como organizar o seu Mini Wedding dos sonhos. Confira abaixo:

1. Comece pela lista de convidados do Mini Wedding

O primeiro passo da organização do seu Mini Wedding é a lista de convidados. E certamente você irá precisar ter bastante cuidado e cautela para cria-la, ainda mais que se trata de um número reduzido. Mas fiquem tranquilos: essa tarefa não é tão complexa como parece.

Vocês precisarão apenas selecionar as pessoas verdadeiras, aquelas que estiveram ao lado de vocês durante toda a trajetória, quem torce por vocês de coração. Façam uma reflexão de todas as pessoas que vocês se lembram quando pensam nessa situação e vão anotando em um papel, sem se preocupar com questões tipo: “mas fulano não está na lista e é da família”, deixe essa preocupação para um segundo momento.

Depois de finalizar a lista com as pessoas próximas de verdade, busque alternativas para evitar constrangimentos com pessoas que não serão convidadas. Que tal fazer um churrasco em família e um happy hour com os amigos para comunicar? As pessoas entenderão de alguma forma e, caso alguém te olhar com “cara feia” pela falta de convite para seu casamento, entenda isso como mais um sinal de que aquela pessoa não merecia mesmo estar ao seu lado no seu dia mais feliz.

Convidados casamento Mini Wedding
Fazer a lista de casamentos é o primeiro passo na organização do seu Mini Wedding. | Foto referência Pinterest.

2. Escolha o lugar perfeito

Depois de fechar a lista de convidados, é hora de ir atrás do local ideal para a realização do casamento. É importante citar aqui que normalmente o casamento nesse formato acontece em um só lugar sem precisar se preocupar em dois espaços distintos para cerimônia e festa. Portanto, se preocupe em escolher um espaço que vá acomodar confortavelmente seus convidados para a cerimônia e recepção.

Separe uma lista de locais que lhes interessem e agende uma visita para conhecer pessoalmente. Ah, e importante: faça uma cotação de orçamento porque mais importante do que lhe agradar esteticamente, é essencial que o valor da locação caiba no seu bolso.

Casinha Le Julie
A Casinha Le Julie é uma opção para Mini Wedding em SP.

3. Definindo a decoração

Esse é um ponto super importante e que você deve dar bastante atenção a ele, uma vez que é a decoração que dará o tom do casamento. Lembre-se que para decorar um Mini Wedding você deve se lembrar que a decoração precisa ser adaptada a esse estilo mais aconchegante e minimalista e não apostar em decorações exageradas e exuberantes como são utilizadas em casamentos maiores.

Como provavelmente você terá optado por um espaço que realça a natureza e tudo que ela tem de belo, a decoração deverá seguir a mesma linha, usando bastante flores e cores. Uma dica que vai te ajudar a baratear no seu orçamento é optar pela utilização de flores da estação.

decoração mini wedding
A decoração do Mini Wedding é rodeada pela natureza e com muitas flores e cores. | Foto referência Pinterest.

4. Definindo o menu

Como disse anteriormente, a pegada do Mini Wedding é mais intimista e isso pode ser retratado em todos os quesitos do casamento, inclusive na gastronomia. Os noivos poderão deixar o cardápio tradicional de lado e optar por algo mais caseiro. Nesse caso, existem três possibilidades: buffet franco americano, menu degustação e finger foods.

No buffet franco americano a proposta é fazer uma grande mesa na varanda ou jardim para que os convidados possam se servir e se sentar para jantar. No menu degustação, o garçom passa de mesa em mesa com pratos definidos em cardápios durante toda a festa. E, por último, os finger foods são opções de comidas que os convidados poderão comer com as mãos, uma boa proposta para eventos que acontecem no fim da tarde.

Já para a mesa de sobremesas, uma boa aposta é um bolo espatulado ou naked, que, com certeza, irá ornar bastante com o ambiente. Para os docinhos você pode optar pelos tradicionais e mini cheesecakes e tortinhas que, além de bastante saborosas, são super fofas e dão um destaque na decoração.

Menu Mini Wedding
O cardápio do Mini Wedding também foge do tradicional e tende a ser mais caseiro. | Foto referência Pinterest.

5. Definindo a música para o Mini Wedding

Bom, com o espaço, a decoração e o menu definidos, é hora de pensar na música! Vamos lá? Para garantir que você terá todo o clima aconchegante e romântico que você tanto espera, o mais indicado é optar por uma formação musical mais intimista também.

O formato voz e violão é uma excelente opção para compor esse cenário e o mais legal é que você consegue montar um repertório totalmente personalizado seguindo o seu estilo musical.

E o mais bacana é que você já garante a música para a cerimônia e para o coquetel, assim o clima de aconchego e romance se perdura por todo o período do casamento para garantir que o seu dia seja inesquecível!

Caso você seja de São Paulo ou região, não se esqueça que eu, Vivian Torres, estou à disposição para te atender. Com vasta experiência e um repertório incrível, adoraria fazer parte do seu dia mais feliz! Acesse o Youtube para conhecer mais o meu trabalho.

Vivian Torres
Vivian Torres cantora de casamento

6.  Trajes para Mini Wedding: noivos e convidados

Vocês já perceberam que o Mini Wedding é um evento mais descontraído, e isso nos faz crer que os looks também serão mais leves e despojados, certo? Sim, isso mesmo! Mas não estou dizendo que isso quer dizer que os jeans estão liberados (a menos que os noivos queiram). O evento continua sendo formal e possui regras de trajes a serem seguidas, tanto pelos noivos, como pelos convidados. Confira quais são:

Lá vem a noiva!

Para as noivas, os modelos de vestidos mais indicados são os mais românticos, fluidos e com caimento solto. Vestidos muito exuberantes, armados e com longas caudas não combinam com esse contexto. Em relação aos sapatos, é muito importante ter muita atenção também, tendo em vista que os locais de Mini Wedding costumam ter espaços abertos e certamente os saltos agulhas não combinam com grama. Nesse caso um salto grosso e mais baixo poderia ser mais confortável.

Quanto à maquiagem, um brilho é sempre bem-vindo, mas tente não carregar demais para seguir o efeito natural da decoração. Nesse caso, os tons claros como nudes ou rosados poderão ser uma excelente escolha. E, por fim, os cabelos, penteados soltos ou semipresos passarão a ideia de que a noiva está à vontade com o ambiente e isso é muito legal!

Noiva Mini Wedding
Os vestidos leves e fluidos são os mais indicados para o Mini Wedding. | Foto referência Pinterest.

Look do noivo!

Uma das grandes vantagens do Mini Wedding é dar ao noivo a possibilidade de sair do look tradicional. Ele não precisa ir com o traje social completo, a menos que ele queira. É possível optar apenas por uma peça, como: terno ou colete e isso deixa uma proposta bem legal e moderna.

A cor e tecido também é livre e fica à escolha do noivo. Dessa forma ele poderá fazer a escolha que mais lhe agrada para garantir que se sentirá bem no seu dia especial!

Noivo Mini Wedding
O noivo fica livre para escolher a cor e modelo que preferir. | Foto referência Pinterest.

Dress code para convidados

Quando o assunto é convidado, o ideal é não exigir tanta formalidade. Lembre-se que o propósito do Mini Wedding é fazer com que os convidados se sintam à vontade e “em casa”. Por isso, o traje esporte fino pode ser uma excelente pedida.

As mulheres poderão apostar em vestidos de comprimentos mídis ou longos com maquiagens leves e acessórios. E os homens irão de ternos e, dependendo do horário do casamento, a gravata será opcional.

Dress code Mini Wedding
O traje mais indicado para convidados do Mini Wedding é esporte fino. | Foto referência Pinterest.

Bom, espero que as minhas dicas te ajudem na organização do seu Mini Wedding. Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em entrar em contato comigo para que eu possa esclarecê-la.

Ah, e se quiser mais dicas sobre esse mundo fantástico que é o de casamentos, continue acompanhando o nosso blog!

Até o próximo post!

Um abraço,

Vivian Torres

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *