O Mini Wedding é uma tendência europeia de casamento mais intimista que costuma ser realizado em ambientes aconchegantes para até 100 convidados. Esse estilo tem ficado cada vez mais popular no Brasil, tanto por questão financeira, como também por questão estilística.

E, devido a sua grande popularidade, é comum surgir diversas dúvidas a respeito da sua organização e decoração. Por isso, resolvi reunir nesse post dicas especiais e fotos inspiração para te ajudar na organização do seu evento. Confira abaixo:

Como saber se o Mini Wedding é indicado para mim?

Antes de mais nada, é importante avaliar se esse estilo de casamento é ideal para o casal. Pois nada adianta seguir uma tendência se a mesma não irá agradar os envolvidos. Então tenha em mente que o Mini Wedding é o formato ideal para quem busca economizar no casamento e realizar uma cerimônia apenas para os familiares e amigos mais próximos (com uma lista de convidados bastante reduzida, de até 100 convidados) em um local aconchegante e intimista.

Se interessou? Então é hora de começar os preparativos.

Comece pela lista de convidados

Como disse anteriormente, a lista de convidados para um Mini Wedding precisa ser bem seletiva. Portanto, você vai precisar de muita atenção nesse momento. Tente separar somente as pessoas que são realmente fundamentais para presenciar esse momento tão importante na vida do casal.

Você não precisa se preocupar em convidar aquele seu primo distante ou um colega de trabalho que você encontra esporadicamente, por exemplo. São pessoas que não fazem tanto sentido na sua vida e que não acompanharam a sua história de amor. Faça e refaça a lista quantas vezes forem necessárias até que você e seu companheiro(a) chegue a conclusão de que são os convidados ideais.

Defina o local da cerimônia ou festa

Com uma lista de cerimônia reduzida, você tem de cogitar espaços que também são pequenos. Afinal, realizar um Mini Wedding em um espaço grande demais não fica legal. Opte por ambientes mais acolhedores como: restaurantes, chácaras, sítios, praias ou até mesmo o quintal de casa. (Se você for de SP, separei os melhores locais para a realizações de pequenas cerimônias nesse post aqui).

Vale lembrar que, para definir o espaço, você precisa também pensar qual o estilo de decoração você vai querer. Rústico, tradicional, moderno… Enfim, caso queira conhecer mais dos estilos de casamentos, você pode ler esse outro post que já escrevi sobre o assunto aqui.

Defina o horário ideal para seu Mini Wedding

Quando se trata de Mini Wedding, o mais usual é realizar a cerimônia à tardinha para aproveitar o pôr do sol e a festa se estende até à noite. Claro que isso não é uma regra e tudo pode ser alterado de acordo com a vontade dos noivos, por isso, busque definir qual é o seu horário ideal.

Pense em uma decoração personalizada

A decoração é o ponto chave para fazer do Mini Wedding um momento bastante intimista e personalizado. Portanto, busque uma decoração que represente a personalidade dos noivos (ou até mesmo da família) em cada detalhe.

Uma boa opção é optar por luzinhas, móveis rústicos e provençais e até mesmo objetos pessoais e familiares. Isso mesmo. Se sua avó tem um jogo de porcelana que você adora, ou um item antigo (como uma máquina de escrever), não hesite em pedi-lo emprestado. Com certeza vai dar um toque especial à decoração e a representatividade será imensa!

Cogite colaborar na decoração com itens “handmade”

Os itens handmade (faça você mesmo) dará um toque especial a decoração do Mini Wedding e também ao bolso, é claro. Então se você tiver habilidade artísticas ou ainda conhecer quem tenha e queira colaborar (os padrinhos estão aí para isso!), busque referências na internet e mãos à obra!

Defina o buffet

O fato de você já ter economizado em uma menor quantidade de convidados poderá te dar uma maior flexibilidade quanto à escolha do buffet que irá lhe servir. Faça uma boa pesquisa de mercado para definir qual é a melhor opção para o seu momento especial.

Vale lembrar que você precisará definir qual é o menu que você deseja. Pode ser um almoço ou jantar com entrada, prato principal e sobremesa ou ainda o tradicional buffet com entrada, prato quente e docinhos. Ah, e o tradicional bolo, é claro!

Defina a música para cerimônia e festa

A economia em outros aspectos também pode te dar uma maior flexibilidade na hora da escolha dos músicos. Nesse caso, cogite contratar uma banda para tocar durante a cerimônia e festa para tornar o seu momento ainda mais especial.

Se você for de São Paulo, não deixe de conhecer o meu trabalho através do Youtube e Instagram e solicitar o seu orçamento. Será um prazer fazer parte do seu Mini Wedding.

Fotos de Inspirações para Mini Wedding

Agora que você já sabe quais são os principais passos para preparar um Mini Wedding, confira abaixo algumas fotos inspirações que separei. Espero que goste!

Caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito da organização de Mini Wedding, comente nesse post ou entre em contato comigo.

Se conhecer alguém que está prestes a casar, não deixe de compartilhar esse post e colaborar na organização desse momento mais que especial.

Te aguardo aqui no próximo post.

Abraços,

Vivian Torres

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *