Guia de repertório

Toda história de amor tem sua trilha, o que seria dos beijos apaixonados nos filmes, sem a música para marcar aquele momento? 

Agora vamos escolher as músicas que contam a sua história de amor.

Lembre-se que elas precisam ter a ver com vocês, porque elas colocarão o clima na cerimônia e será um Lindo momento na vida de vocês.
Elas contarão histórias e trarão de volta memórias. Farão vocês sorrirem no futuro aquecendo o coração com lindas lembranças.
Escolham com carinho cada uma delas e contem comigo 🙂

Apesar de ser uma instituição tradicional, o casamento tem a cada dia mais acompanhado a personalidade dos noivos, ele se modificou em sua realização, trazendo mais liberdade, simbologia e características dos noivos.

Tradições são lindas e tem esse nome por carregar significado, história e força. Se vocês são um casal tradicional, vamos fazer um cortejo tradicional, se vocês são um casal mais descontraído hoje temos todas as ferramentas para criar uma cerimônia conforme a identidade de vocês, então seja como for deixem do coração falar.

Escolham a ordem de entradas, quais entradas e as músicas que fazem sentido para vocês.

Entradas tradicionais que podem ser ou não seguidas em ordem e em quantidade de musicas.

  • Entrada do noivo
  • Entrada dos pais
  • Entrada dos padrinhos
  • Entrada dos padrinhos
  • Entrada das daminhas e pagens
  • Entrada das alianças
  • Votos (nem sempre são inclusos separadamente)
  • Benção, assinatura e Beijo
  • Cumprimentos
  • Saída dos padrinhos
  • Saída dos noivos

Outras entradas:

  • Entrada da Bíblia ou qualquer outro símbolo religioso.
  • Entrada de Bridesmaids, Groomsman, entrada de animal de estimação.

Escolhendo a música certa para cada momento:

Entrada do Noivo: Escolham uma música que ele gosta muito, cheia de significado para ele ou que seja uma declaração de amor para a noiva.

Entrada dos Pais: Eles podem entrar juntamente com os padrinhos ou se quiserem com uma música especial, seria legal perguntar para aos mesmos, de repente alguma música de suas épocas? Uma dica 🙂

Entrada dos padrinhos: Pode ser uma música que fale sobre amizade ou apenas uma música que vocês gostem muito. Dica: Pensem nos padrinhos de forma geral e vejam se existe alguma similaridade entre eles que faça sentido e traga uma trilha sonora. A música não necessariamente precisa ser romântica.

Entrada de daminhas e pajens: Levar em consideração a idade deles e pensar nessa música como uma preparação para a entrada da noiva. Escolher estilos muito diferentes as vezes pode quebrar o clima da cerimônia.

Entrada da noiva: O momento mais esperado e mais marcante do dia. Marcha nupcial faz parte do seu sonho? Podemos incluir ela no começo de uma música cheia de significado para você noiva ou para vocês como casal. Escolha uma música que faz seu coração balançar, não importa se é recente ou mais antiga, ela tem que encher o coração de emoção.

Entrada das alianças: Segue a mesma regra da entrada de damas e pajens. Escolham uma música que combine com a pessoa que trará as alianças. Pode ser a avó e para isso podemos escolher uma música bem leve, ou se são crianças, a descontração cabe bem nesse momento. As alianças também podem entrar junto com a dama e pajem ou estar desde o princípio no altar.

Votos: Que momento importante! Talvez vocês façam votos espontâneos, se assim for normalmente não fazemos nenhuma trilha sonora; Isso porque seu filmmaker irá captar o áudio da mesa de som, podendo ser utilizado no vídeo posteriormente, se tocarmos alguma música nesse momento o áudio não fica limpo e não pode ser utilizado. Porém se para vocês a emoção do momento vale mais do que a captura sonora, escolham uma trilha instrumental para esse momento.

Bênção, assinaturas e Beijo: Por experiência e dica costumo fazer esses 3 momentos com apenas uma música, bênção e assinaturas com instrumental e deixar a voz para o momento do beijo no ápice da música. Esse é um momento para se pensar com calma e alinhar com quem irá celebrar, isso para que o beijo não aconteça antes e tudo que planejamos acabe sendo desalinhado.
Minha dica para a bênção e assinaturas é que não seja cantada, alguns celebrantes costumam chamar as pessoas que irão assinar ou fazem orações e declarações durante esse momento, para deixar sonoramente mais limpo podemos deixar apenas uma trilha sonora agradável e na hora do beijo eu canto :D, o que normalmente acompanha sorrisos e celebração por parte dos convidados. Porém se preferem esses momentos separados podemos alinhar isso da melhor forma, apenas pensem que são momentos curtos e as vezes a troca de música não fica tão interessante porque não conseguimos canta-la a ponto dos convidados e vocês desfrutarem.

Essas são apenas dicas, lembrem que a cerimônia tem que fazer sentido para vocês

Cumprimentos dos padrinhos: Existem 3 tipos de cumprimentos e cada um serve para um tipo de cerimônia e local.

• (Tradicional) Cumprimentos simultâneos: São aqueles em que é permitido em igrejas, com um amplo espaço no altar, os noivos agradecerem e abraçarem os padrinhos ao final da cerimônia. Iniciando pelo lado oposto de sua família, o noivo pelo lado da noiva e a noiva pelo lado do noivo; em seguida, os padrinhos saem na frente ou depois dos noivos (isso depende da igreja e dos noivos). Os pajens e daminhas sempre saem na frente dos noivos, seja antes ou depois dos padrinhos.

• Cumprimentos e saída ao mesmo tempo: Serve para qualquer cerimônia, (dia, noite, campo, igreja, salão, para qualquer tipo de religião). Se o local permite que os padrinhos fiquem no altar, os noivos ficam de frente para os convidados, e começam a cumprimentar os pais da noiva que já saem pelo corredor. Em seguida os pais do noivo, e a sequência de padrinhos intercalada. Após isso os pajens saem e por último os noivos.

• Apenas cumprimento no momento das fotos: Neste caso é quando o espaço para cerimônia é muito pequeno e os padrinhos sentam na primeira fileira junto aos convidados, ou em um casamento judaico, por exemplo. Cumprimenta-se apenas os pais no altar, e a saída é feita primeiramente pelos noivos, seguido pelos padrinhos. Ou, os pais e padrinhos saem e são seguidos pelos noivos. (Texto por RC Assessoria e Cerimonial)

Pensem em duas músicas, uma para reserva, caso esse momento leve mais tempo do que o esperado.

Saída dos Noivos: O Clima é de celebração, vocês já sorriram, já se emocionaram e agora esta na hora de sair em clima de festa. Dêem preferencia para canções alegres.

Precisa de ajuda?

Criamos uma lista com algumas sugestões de musicas para os momentos, para acessa-la clique no botão abaixo:​

Suas Escolhas

Utilize o formulário abaixo para nos enviar suas escolhas, selecione os momentos da cerimônia em que haverá música e preencha com atenção os nomes das músicas fornecendo um link para a mesma, pode ser link do youtube. Você também pode compartilhar este formulário com seu parceiro, clicando em ‘Salvar e Compatilhar’.